Vendas online são resposta à pandemia.
24-03-2020Estamos perante um momento de incertezas, desconhecimento do amanhã. Os receios pairam quando decidimos sair de casa, e os medos andam à nossa volta quando regressamos.
Como viver com este incolor e invisível inimigo que entrou nas nossas vidas, nos ecrãs de todos os nossos dispositivos, notícia de abertura em todos os jornais e estrela televisiva do momento, que se dá pelo nome de Covid 19...
Neste momento o uso das tecnologias, o uso do online é um dos maiores apelos dos governos, sabíamos que o futuro seria tecnológico, a Inteligência Artificial iria ter um grande impacto nas nossas vidas, na forma como iríamos trabalhar, na nossa forma de viver, nas nossas experiências com o mundo e com os outros.
A internet nunca foi um bem tão desejado por todos, fazer encomendas online nunca se tornou tão importante, não estivesse o site do Continente online com limitações devido ao elevado número de acessos. Ninguém quer correr riscos, a forte afluência às lojas e os receios associados aos riscos de contaminação levaram muitos consumidores a optar ou a reforçar as suas compras online.
Esta pandemia vai trazer grandes impactos económicos, o setor da “Metalúrgia e metalomecânica, tem neste momento um impacto pouco significativo, mas será forte no futuro. Maiores obstáculos no acesso a matérias-primas que ficam mais caras. Com o prolongamento da situação, as empresas antecipam queda da procura e das exportações, com consequências nas receitas. Empresários dizem que vão ter de reorganizar o trabalho e admitem redução do número de trabalhadores para ajustar ao nível de produção, lembrando que muitas multinacionais estão a cortar a operação.”
Numa indústria pesada, suja, onde estar online era visto como um elemento de comunicação secundário, hoje com este enclausuramento chegou a altura da mudança. Como vamos potenciar o negócio se ninguém sabe de nós. Não será uma tarefa fácil, segundo os dados de 2019 apenas 39% do setor industrial português têm presença online, há um enorme défice tecnológico nas empresas nacionais e um receio gigante de entrar no world wide web.
Se acreditamos na notoriedade das empresas então porque não acreditar nas suas potencialidades de venda no canal digital? Por detrás de uma loja, seja física ou online, há sempre alguém do outro lado para o ajudar e tirar todas as dúvidas, o mundo digital converge com o físico.
O desenvolvimento de APP’s é uma realidade, sejam elas para comprar bens essenciais, jogos ou mesmo seguir uma encomenda e todo o seu desenvolvimento e fabrico em tempo real de estruturas metálicas sem ter de sair de sua casa. A Indústria 4.0 e todo o processo de digitalização possibilita às empresas evoluírem não só na qualidade do produto fabricado mas em toda a cadeia do seu processo de desenvolvimento. Garantir a qualidade dos produtos sejam eles compras offline ou online é a prioridade de todas as empresas. O cliente é o pilar e o foco de atenção de todos, a sua satisfação é a satisfação das empresas.
Com esta pandemia chegou o momento de viragem, não sabemos o que irá acontecer, não conhecemos o amanhã, e vivemos o hoje ansiosamente. Com esta crise, os hábitos vão mudar, seja pessoalmente ou a nível empresarial.
O online é hoje a nossa janela aberta para o mundo.